terça-feira, 7 de setembro de 2010

ATÉ PENSEI MANDAR UMA MENSAGEM AO SHIUUU MAS...

Se tenho eu propria um blog, porque não falar aqui sobre isto?

Serio.
Acho que pela primeira vez consigo falar abertamente sobre isto e dizer assumidamente que esta fase não está a ser facil mas vai passar... tem que passar.

1/3 das pessoas que tal como eu sofrem do Transtorno do Pânico desenvolvem também uma coisa chamada Agorafobia.
Para vos tentar explicar o que a Agorafobia não vou transcrever nenhum texto da Wikipedia, vou tentar contar-vos por palavras minhas o que é e o que sinto.

As crises de pânico levam-me a ter outros medos como por exemplo sair de casa, estar em locais com muita gente e de "escape" dificil (é nesta parte em que começo a parecer louca mas acreditem que não estou) :-)))
E levam-me a esse medo porque penso que se tenho uma crise de pânico longe de casa, ou sem ninguém conhecido por perto que me possa ajudar, a coisa fica bem pior.

Isso é sem duvida um ciclo vicioso que nos faz prisoneiros de nós proprios e dos nossos medos, mas acredito que apenas a partir da altura em que eu conseguir aceitar isto dentro de mim, e pacificamente encontrar dentro de mim essa aceitação é que começa o meu processo de cura.

Isto não é novo para mim.
Apenas nunca o contei a ninguém que não me fosse proximo.
Se por acaso estava no trabalho e tinha uma crise de pânico dizia que era "tensão baixa" porque uma quebra de tensão toda a gente entende, agora dizer "é uma crise panico" era muito mais dificil para todos entenderem.

É com muita pena que digo que hoje por exemplo não conseguir ir com a minha filha mais velha á Academia... por mais que me tentasse convencer a mim propria que estava tudo bem e que ia conseguir o que é facto é que não consegui, nem sequer pegar no carro eu fui capaz...

E são estas pequenas coisas que eu não conseguia admitir...
Deitava para tras das costas e fazia de conta que estava tudo bem, mas se não está, e se o facto de varrer tudo para baixo do tapete não me está a ajudar, porque não tentar o inverso e admitir que alguma coisa não está bem, para que seja possivel o inicio de alguma coisa melhor?

Esta "condição" (porque não gosto de lhe chamar doença) é uma coisa que modifica a nossa vida por completo.
Deixamos de conseguir fazer uma data de coisas porque o medo é a nossa companhia diária.

Nunca conheci ninguém que sofresse das mesmas coisas que eu a não ser o meu primo que me compreende na perfeição porque também ele sofre do Transtorno do Panico, e ouvir-nos aos dois falar ou com o outro... carissimos... é digno de gargalhada porque por vezes está ele a dizer-me:

T. - "Tu sabes qual é a melhor agora?"

EU - "Então?"

T. - "Acreditas que agora nem ao Pingo Doce consigo ir? Aquilo é pequeno e normalmente não tem muita gente mas quando chega á parte de estar na fila da caixa á espera que chegue a minha vez de pagar é o fim do mundo em cuecas!!! Começa logo a dar-me uns calores e as pernas começam a tremer e eu penso logo que me vai dar qualquer coisa má e que vou ficar ali estendido!!!"

Certa vez estava ele a contar-me que foi ao cabeleireiro.
E quando começaram a cortar-lhe o cabelo, ele começou a sentir uma crise de panico a aproximar-se...

T. -"Estava lá eu sentadinho com o cabelo meio cortado e meio por cortar e já não aguentava mais estar ali "preso" e digo pró cabeleireiro "ai que me esqueci do telm no carro e deixei a janela aberta!" e corri dali pra fora deixando 30 euros com o homem que ficou com toda a certeza a pensar que eu era maluco...!"

Isto (infelizmente) é o dia-a-dia de uma pessoa com Transtorno do Panico e Agorafobia quando TENTA fazer uma vida normal: fazemos sempre figura de TONTOS!!!

E é só mesmo com ele que posso falar, porque ele sente "na pele" tudo aquilo que eu também sinto, com a diferença que eu já nem ao cabeleireiro vou, não vá sair de lá com metade do cabelo cheio de espuma e sérum de pontas :-)))

Obrigada por me ouvirem...













Se quiserem que volte a postar fotos do pattinson em vez de me ouvirem queixar é só dizer!

Sem comentários:

Enviar um comentário