terça-feira, 20 de março de 2012

WORLD'S WORST MOM


Costumo acompanhar este reality show que passa no canal TLC e fala sobre mães que super-protegem os filhos. Então vai dai, esta mulher que está na foto aqui de cima entra nas casas dessas famílias super-protectoras para "ensinar" aquelas mães a educar os filhos de forma correcta e para que elas apreendam a desdramatizar certas situações da vida dos filhos.

Existem de facto situações incompreensíveis como por exemplo rapazes de quase 10 anos que não usam a faca para partir a carne porque a mãe não deixa e prefere ser ela a partir a carne ao filho.

Mas existem outras situações que a meu ver é também um exagero mas da parte da tal senhora que se acha o Dalai Lama da educação parental.

O que para uns é uma má educação, para outros pode ser a maneira certa de educar.
Sendo que a educação de uma criança deve assentar em princípios básicos que devem estar presentes em todo o tipo de educação, já outras características podem ou não ajustar-se a toda a gente e à sua própria maneira de educar.

O que para uns pode representar um certo perigo para a criança/jovem, para outros pais pode ser a maneira certa de encorajar o filho a ser independente.

Eu confesso que me identifico com alguns dos pais que já passaram pelo programa e confesso também que não deixo as minhas filhas fazerem certas coisas, antecipando o possível perigo que dali pode vir, ao invés de as deixar ir e acreditar que dali, não virá mal nenhum.

Se sou uma má mãe por fazer isso?
Tenho a certeza que não.

As diferenças na educação das crianças não podem ser catalogadas de serem más ou boas, apenas porque são diferentes entre si.
O que resulta para uns pais, não resulta para outros até porque as crianças são todas diferentes, e temos que saber lidar com elas, cada uma á sua maneira e tentando sempre respeitar a personalidade de uma uma delas, isso é para mim uma tremenda demonstração de respeito pelos nossos filhos.

No final, todos queremos que as nossas crianças sejam muito felizes, aí sim, saberemos que fizemos um óptimo trabalho.



Sem comentários:

Enviar um comentário